Home

 

 





Restaurante Solar do Bacalhau
Rua da Sota, 12
3000 Coimbra
Tel. (+351) 239 098 990
Site: www.solardobacalhau.pt

Horário de funcionamento:
De 2ª a Domingo
das 12h às 15h e das 19h-24h

 




Restaurante Solar do Bacalhau

A propósito de uma reunião do Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas por Portugal e a convite de um dos membros, reunimos cinco gastrónomos, neste restaurante, para trabalhar e depois degustar uma refeição à base do "fiel amigo".

Este restaurante é já um clássico e uma excelente aposta se procura um espaço para uma refeição mais especial. O Solar do Bacalhau é um dos melhores restaurantes em Coimbra e é, tal como o nome faz prever, um hino ao bacalhau. Localizado bem no centro da cidade, o espaço oferece uma boa variedade de pratos de bacalhau, sendo obrigatório provar esta iguaria assada no forno de lenha.

Bastante amplo, Solar do Bacalhau tem cerca de 1000 metros quadrados que fazem deste um espaço luminoso e arejado, decorado com atenção aos pormenores e com referência à cidade de Coimbra. Bem dimensionado, elegante, sendo um espaço que transmite tranquilidade e com uma garrafeira diversificada e de qualidade.
Com mais de 200 lugares, divididos por dois andares,
 com espaço para grupos, o restaurante Solar do Bacalhau, na Rua da Sota 12, está sempre pronto para proporcionar refeições de excelência na cidade de Coimbra.


Boa amesedação

Nesta “viagem” ao Solar do Bacalhau, começámos com uns "entreténs" para preparação ao bacalhau vintage* que tinha sido encomendado. Os pasteis de bacalhau e as pataniscas estavam no ponto e a predispor o palato para a entrada de Sua Excelência "O Bacalhau Vintage". Acompanhámos com um tinto da Casa Ferreirinha "Papa Figos" que  apresentava na boca bom volume, acidez bem integrada, taninos de muito boa qualidade e notas de frutos pretos e vermelhos. O seu final era elegante e harmonioso.

Seguimos então para o "fiel amigo" ...o dito vintage já assado.


Bacalhau Vintage*
Seguramente o melhor bacalhau que se pode encontrar, embora, na nossa opinião, na parte mais alta e no meio estivesse um pouco seco, derivado à altura do mesmo. Talvez "confitado" venha ao de cimo todo o potencial deste excelente Vintage.

Para companhia o "Mãos" tinto, vinho com aroma predominante a flores de laranjeira com toques de amoras selvagens. Apresenta um equilíbrio perfeito. Castas Touriga Nacional e Tinta Roriz.


Terminámos com um "pijaminha" de doces e frutos, bem apresentado e de excelente qualidade. Acompanhámos com uma Geropiga genuína da Confraria da Geropiga de Moinhos e Arredores.

Serviço atento, eficiente e atencioso feito pelo jovem empregado Maurício. Parabéns!

Costumo dizer que um bom almoço também vale pela companhia. Foi o caso deste. A companhia dos amigos e colegas de direcção, Fátima Antão (Confraria Gastronómica de Lamego), Arminio Azevedo (Confraria Gastronómica do Pinhal-Rei Leiria), Filipe Rosa (Confraria da Geropiga de Moinhos e Arredores) e Paulo Pereira
(Confraria Gastronómica de Lamego), tornaram este almoço em algo sublime.
Ao Filipe Rosa um cumprimento especial pela visita guiada a Coimbra e pelo supimpa repasto.

A não perder...

José Manuel Alves
Webmaster do Gastronomias.com
Grão-Mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve
Lisboa,07-11-2017
 

*Bacalhau Vintage - As nossas origens perdem-se no tempo na pesca do bacalhau, e, por isso, a Lugrade decidiu reverenciar este produto LUGRADE VINTAGE 20 MESES.

Origem: O bacalhau Cura Vintage começa a sua longa jornada na Islândia. É neste país de águas cristalinas que nasce um bacalhau de qualidade superior, sendo as mais ricas do Atlântico Norte, por força das correntes quentes e frias do oceano que convergem para criar condições de excelência para o desenvolvimento de Plâncton, criando o habitat perfeito para o bacalhau.

Os pescadores da Islândia, desde há muitos séculos, reúnem tesouros a partir destes mares, conhecem o mar como ninguém e conhecem os melhores locais para pescar. A base da qualidade do nosso bacalhau é definida pela sabedoria de cada um, que sabem como melhor pescar, respeitando a sustentabilidade da espécie e os gostos dos consumidores.

Como Fazemos: Tudo começou a 27 de fevereiro 2015, ao largo Baía de Keflavik, Islândia, onde o bacalhau foi capturado, processado e salgado no próprio dia. Aqui fizemos a nossa primeira seleção dos melhores exemplares de bacalhau, ainda em fresco. Após esse processo adicionámos a única matéria-prima ao bacalhau, o sal. Sem efetuar nenhuma congelação, iniciamos uma nova viagem, agora, até à Lugrade. Aqui, damos continuidade ao longo processo de cura em sal durante 7 meses.

Terminado esse tempo chega a altura de inspecionar a qualidade do peixe e efetuar a lavagem do mesmo, seguindo-se a secagem em ambiente de temperatura controlada. Após este processo o bacalhau inicia mais uma longa etapa de 12 meses, desta vez, o repouso. Adquirida a textura e consistência ideal, chega a fase do embalamento do bacalhau. Quisemos dar um toque especial a um bacalhau, também ele, especial. Da nossa viagem ao passado das origens, identificámos elementos distintivos que nos transportam aos tempos das campanhas pesqueiras, onde o bacalhau era acondicionado em fardos de serapilheira. Estendemos a identidade do bacalhau cura VINTAGE até ao embalamento, adicionando igualmente os elementos usados no século passado de forma a trazer para o presente a íntegra da riqueza da história da pesca do bacalhau.

Autenticidade O bacalhau cura Vintage é uma edição limitada ao número de 2000 exemplares, do lote 502502, sendo os mesmos numerados de forma a garantir a autenticidade do mesmo.

fonte: Comunicado Imprensa Bacalhau Vintage


| Voltar à Página Principal|

 


 

Canais do GASTRONOMIAS e Clube

Receitas Culinárias
Receitas de Doces
Receitas por Regiões
Receitas Afrodisíacas
Receitas da Lusofonia
Receitas Internacionais
Receitas do Coração
Receitas para Vinho do Porto
Receitas para Diabéticos
Receita da Quinzena

TOP 10
Cozinha Sec.XV
 

Chás
Chás
Cocktails
Bar & Bebidas
Vinhos Medicinais
Vinhos

Vinhos e Gastronomia
Bê-á-bá das Provas Vinhos
Enchidos
Queijos

Curso Provas de Vinhos
Curso Chocolate

 

Tarot e Gastronomia
Horóscopo Chinês
Crónicas & Cª.
Ecologia
Roda Alimentos

Ervas Aromáticas
Especiarias
Conselhos e Truques
Glossário
Jantar a Dois

Afrodisíacos
Momentos Especiais
 

Livros
Destaques
Links Essenciais
Links
Saber & Cultura
Feriados Nacionais
Provérbios
Confrarias Gastronómicas
Confrarias Báquicas
Colaborações Especiais
Anedotas
Restaurantes

 

Quem Somos | Contactos | Publicidade | Copyrigh | Estatuto Editorial |
 


1997  Todos os direitos reservados.
O Gastronomias é uma marca  criada pela Arte Digital, Lda.