"Parte do segredo do sucesso da vida é comer o que você gosta e deixar que os alimentos se entendam lá dentro." ...Mark Twain
100 g de açúcar;
250 g de farinha de trigo;
1 ovo;
100 g de manteiga;
5 colheres de (sopa) de leite completo;
1 lata de leite condensado;
170 de miolo de amêndoa laminado.
Coza a lata de leite condensado em panela de pressão durante 40 minutos e deixe arrefecer.
Escalde as amêndoas, retire-lhes a pele, corte-as em falhas e seque-as sem alourarem muito no forno.
Para fazer a massa:
Deite numa tigela a farinha, o açúcar e a manteiga e amasse bem; depois, junte o ovo e o leite e acabe de amassar e envolva tudo muito bem. Faça uma bola com a massa. Unte de leve uma forma de tartes e coloque a massa ao meio e, com os dedos, espalhe-a em camada uniforme e igual por toda a forma, fazendo subir em volta dos bordos.
Em seguida leve a cozer em forno bastante quente durante 15 minutos.
Depois retire-a, abra a lata do leite condensado e espalhe-o na tarte. Por cima do leite que está em creme, espalhe as amêndoas laminadas e aconchegue-as para baixo com a mão.
Leve de novo a cozer em forno bastante quente durante +- 10 a 15 minutos.
A tarte deve ficar loura mas não muito tostada.
Retire, deixe arrefecer e sirva.
Copyright © - 1997 Roteiro Gastronómico de Portugal -International WebMasters, Ltd.
Segundo a nutricionista, carboidratos não são vilões, mas eles precisam estar presentes com qualidade. "O consumo de alimentos ricos em carboidrato de alto índice glicêmico gera um pico de glicose. Se no momento que você comeu não houve uma atividade que exigisse essa demanda de energia, seu corpo armazena em forma de gordura e pouco tempo depois, com a queda brusca de glicemia, o mecanismo da fome é ativado novamente".