É um presunto curado ao ar e obtido exclusivamente a partir de pernis de porcos da Raça Alentejana, criados em regime de montanheira. Apresenta-se com forma comprida e alongada, aparado em bico e com a extremidade podal e tem um peso mínimo de 5 kg. Ao corte tem cor rosa característica a encarnado púrpura.Tem um sabor agradável, suave, delicado e pouco salgado, por vezes travo picante. A gordura é brilhante e aromática.
A Denominação de Origem encontra-se consagrada pelo uso e a produção deste produto remonta a tempos imemoriais, sendo os montados de Barrancos já legalmente protegidos desde 1513.
O uso da Denominação de Origem obriga a que o presunto seja obtido de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, as condições de criação do porco de Raça Alentejana, em regime de montanheira, as suas condições de abate, as regras de transformação dos pernis e a marcação e acondicionamento dos presuntos.
Só pode beneficiar da DO o presunto que, cumprindo as condições estipuladas, se apresente no comércio pré-embalado na origem. A rotulagem deve cumprir com os requisitos da legislação em vigor, mencionando também a Denominação de Origem. Da rotulagem deve, ainda, constar a marca de certificação aposta pela respectiva entidade certificadora.
A área geográfica de produção corresponde, grosso modo, ao
"Alentejo" e a zona geográfica de transformação está
limitada ao concelho de Barrancos.
|