Notícias

noticias
  • Colaboração: Felícia Sampaio - Editora Culinária do Gastronomias.com
        Imprimir

"Acredito que nas marés de incerteza,sempre tem uma onda de boas notícias"...Alessandra Piassarollo


ALENTEJO: PROVA DE VINHO DE TALHA VAI RECRIAR UMA TRADIÇÃO COM DOIS MIL ANOS


A Adega Piteira, na Amareleja, Alentejo, é palco a 8 de dezembro de um evento com tradição milenar, a Abertura e Prova do Vinho de Talha 2017. Uma iniciativa com assinatura da marca Encostas d´Alqueva.
A Encostas d’Alqueva, uma marca da Cooperativa Agrícola da Granja-Amareleja, da Região Demarcada do Alentejo, agendou uma iniciativa com forte tradição naquele território, a Abertura e Prova do Vinho de Talha 2017.


O evento terá lugar, pelas 20h00, na Adega Piteira, na Amareleja, no decurso da 16.ª edição da Feira da Vinha e do Vinho, no Pavilhão Municipal das Cancelinhas.

O Vinho de Talha, feito segundo o processo de vinificação das “vilas” romanas, conta com dois mil anos de tradição na região.

A página dos Vinhos do Alentejo detalha a produção do Vinho de Talha: “Não existe apenas uma forma de fazer o vinho de talha. A maneira mais clássica de elaboração do vinho de talha, tal como o ilustre agrónomo António Augusto de Aguiar deixou registado em 1876, não passa por prensa nem lagares fechados, servindo muitas vezes o próprio pavimento das adegas para a pisa e esmagamento da uva.
As adegas, muitas vezes com arcos altos, têm janelas grandes por onde a uva é descarregada diretamente para o pavimento que é lajeado e esconso para o centro de forma a que o mosto siga, deslizando, para uma cisterna ou talha enterrada”.


in SAPO

Copyright © - 1997 Roteiro Gastronómico de Portugal -International WebMasters, Ltd.



Voltar à página Principal


Publicidade...


Autora Felícia
Sampaio

Editora culinária do Gastronomias (Roteiro Gastronómico de Portugal) desde 1997. "Sou apaixonada por gastronomia e quero transmitir-lhe essa paixão nas minhas receitas tradicionais, comida de conforto e sobremesas soberbas."

Publicidade




Siga-nos...