Notícias       

 








Chefes Michelin e Boa Cozinha

 

Funchal - Chefes Michelin e boa cozinha em mais um “Essência do Vinho - Madeira”

Mais de um milhar de vinhos de uma centena de produtores, provas comentadas, mostras de cozinha e workshops com a presença de grandes chefes compõem a ementa de mais uma edição do “Essência do Vinho - Madeira”. Para degustar de 29 de novembro a 1 de dezembro.
É já na próxima sexta-feira, dia 29, que se inicia a segunda edição do evento “Essência do Vinho - Madeira”. Até domingo, 1 de dezembro, o Fórum Pestana (Casino da Madeira) terá em prova mais de um milhar de vinhos de uma centena de produtores, 30% dos quais em estreia absoluta.

Os visitantes terão oportunidade de conhecer os mais recentes lançamentos das principais referências portuguesas, incluindo as casas emblemáticas de Vinho da Madeira e os novos produtores de vinhos DOP Madeirenses. Em simultâneo decorre um programa de workshops, provas comentadas e sessões de cozinha ao vivo, com a participação de vários especialistas.

O “Essência do Vinho - Madeira” leva ao Funchal o chefe português responsável pela nova estrela Michelin. Miguel Laffan, do restaurante alentejano L’and, vai encerrar o evento, ao cair da noite de domingo, mas antes os produtos madeirenses serão trabalhados por outros dois grandes nomes da cozinha do nosso país: Justa Nobre, sexta-feira, e António Bóia, sábado. As sessões têm início sempre pelas 19h00.

No dia inaugural, o sommelier e crítico de vinhos Manuel Moreira destaca uma das principais castas tintas portuguesas, a Touriga Nacional (17h30). Pouco depois, às 18h, o jornalista e crítico de vinhos Rui Falcão conduz uma prova sobre os “20 Anos Madeira Malvasia”.

Sábado, dia 30, Manuel Moreira orienta o primeiro de dois workshops sobre oferta e serviço de vinho a copo, dirigido a profissionais da hotelaria e restauração. É uma formação de nível 1, com início pelas 10h00. No dia seguinte, igualmente às 10h00, segue-se nova sessão, de nível 2.

Estas formações explicam como aplicar um programa de vinho a copo e com isso rentabilizar o negócio. Promovidas pela ViniPortugal, são gratuitas mas de inscrição obrigatória.

Ainda no sábado, Rui Falcão orienta a prova comentada “Grandes Vinhos de Portugal” (16h00), e pelas 18h00 tem início uma tertúlia com quatro especialistas que já provaram milhares de vinhos em todo o mundo: além de Rui Falcão e Manuel Moreira, também João Pires (o único “Master Sommelier” da Península Ibérica) e o dinamarquês Mads Jordansen (conhecedor da realidade dos vinhos portugueses, autor do blogue “Wine Lab”).

Domingo, a tarde inicia-se com uma prova de espumantes da Bacalhôa Vinhos de Portugal (16h00), liderada por Madalena Biancard, area manager da empresa, e o sommelier Manuel Moreira descodifica “Vinho da Madeira para iniciados” (17h00).

O “Essência do Vinho - Madeira” é uma organização da EV - Essência do Vinho e do Diário de Notícias da Madeira.

A entrada de um dia tem um valor de 10,00 euros/pessoa; a entrada de três dias, 25,00 euros/pessoa. Cada entrada dá direito a um copo de prova, um saco e uma garrafa de vinho (limitada ao stock existente).

O “Essência do Vinho - Madeira” estará aberto público dias 29 e 30 de novembro, das 15h00 às 22h00, e dia 1 de dezembro, das 14h00 às 20h00.

 


| Voltar à Página Principal|

 



 




Google

 
Web www.gastronomias.com
www.portugal.gastronomias.com

Copyright © 1997 Arte Digital, Lda.  -  Todos os direitos reservados.
O Gastronomias é uma marca  -  Morada e contacto