"Sem que a rapariga amainasse a ciranda com que se apressava de um a outro freguês, servindo a este o belo tinto do Cartaxo, àquele o pires de azeitonas, para fazer peito, àqueloutro o dedalzito de bagaceira"...Adelaide Félix
O Ribatejo é uma província histórica de Portugal, instituída pela reforma administrativa de 1936 através da excisão de 25 municípios anteriormente pertencentes à província da Estremadura. Subsistiu até à década de 70 do século XX, depois de que a organização administrativa do país saída da constituição de 1976 não tenha contemplado as províncias.
fonte:
Editorial
Verbo
Câmara Municipal de Santarém
A riqueza da cozinha Ribatejana
Um dos principais atrativos turísticos da Região é a rica gastronomia, cujo sabor está ligado à pesca e ao trabalho rural. A ligação ao Rio tem, por isso, assumido, ao longo de vários períodos da história, uma importância irrefutável. Entre outros fatores de relevantes, o Tejo foi, e ainda hoje é, fonte de riqueza e subsistência para muitas famílias, que encontraram na faina e nas artes de pesca a sua forma de vida. Numa representação da cultura da beira-rio, nada mais natural do que privilegiar, numa campanha de gastronomia, o sável. Este peixe, que na primavera escolhe o Rio Tejo para a desova, foi o principal responsável pelas migrações de Varinos e Avieiros para esta região. Assim, em março, os restaurantes do Ribatejo inserem, na sua ementa, o sável frito em postas finas com uma suculenta açorda de ovas, entre outros.