Hélio Loureiro iniciou-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, no Núcleo Escolar de Vidago.
Chefe de Cozinha do Porto Palácio Hotel, tem no seu curriculum uma vasta experiência em cursos de formação.
Foi Chefe de Cozinha do restaurante Zé da Calçada em Amarante.
Em 1984 fez parte da brigada da abertura de várias unidades de hotéis de cinco estrelas, nomeadamente o Hotel da Quinta do Lago, no Algarve, propriedade da Companhia Orient Express.

Fez vários estágios nos hotéis Principe de Gales, em Paris, Sheraton de Munique, Meridien de Paris, Yamato Passaporte para o Japão (cozinha japonesa), Sheraton de Bruxelas e Sheraton do Luxemburgo.
Promoveu vários festivais gastronómicos na Venezuela, Brasil, Estados Unidos da América, México e Cuba.
Foi Chefe de Cozinha do Futebol Clube do Porto e actualmente é Responsável Gastronómico da Selecção Portuguesa de Futebol.
É Júri de vários concursos nacionais e internacionais, nomeadamente o Chefe Cozinheiro do Ano, o concurso Toque D'Ore, em Bordéus, o Chalenge Européen de la Gastronomie.
Organizou vários eventos de grande prestígio tais como a apresentação de S.A.R. o Príncipe das Beiras, Sr. D. Afonso, Jantares de Gala para a Presidência da Republica e todas as refeições dos Chefes de Estado, durante a Cimeira Ibero-Americana em 1998.
Premiado em vários concursos nacionais e internacionais, foi eleito Chefe de Cozinha do Ano, em 1995, por revista da especialidade.
Chefia a cozinha do Porto Palácio Hotel, com uma brigada de excelentes cozinheiros que actuam em áreas de prestígio como o Palácio da Bolsa, Restaurante Telégrafo, Feitoria Inglesa e os banquetes que a Solinca Catering realiza em Portugal e no estrangeiro.
É membro da Chaine Rotisseur's com o grau de "chef" Rotisseur e do "Slow-Food Movement".

Fechar Janela