|
É Presunto obtido a partir da perna de porco abatido com idade compreendida entre os 16 e 18 meses. Os animais têm que estar inscritos nos registos de nascimento das explorações autorizadas, sendo a sua exploração feita em regime extensivo, com alimentação constituída por produtos naturais. São estes factores que, aliados à tecnologia especial de preparação, conferem a este presunto características organolépticas próprias e diferenciadas.
O uso da Indicação Geográfica obriga a que a carne seja produzida de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, a identificação dos animais, o saneamento e a assistência veterinária, o sistema de produção, a alimentação e as condições a observar no abate, a forma de cura e o tratamento para obtenção do presunto.
Comercialmente pode apresentar-se inteiro, desossado ou limpo, cortado em porções, mas sempre pré-embalado de origem. A rotulagem deve cumprir os requisitos da legislação em vigor, mencionando também a Indicação Geográfica. O Presunto de Barroso deve ostentar a marca de certificação aposta pela respectiva entidade certificadora.
A área geográfica de produção abrange os concelhos de Boticas, Chaves e Montalegre do Distrito de Vila
Real.
|
|