Home

 

TERRAS DO DÃO                                                                                                                                       Vinhos

»Página Principal VINHOS
»Regiões Demarcadas
»Minho
»Trás-os-Montes
»Douro / Porto
»Terras de Cister
»Beira Atlântico
»Terras do Dão
»Terras da Beira
»Lisboa
»Tejo
»Península Setúbal
»Alentejo
»Algarve
»Madeira
»Açores

»Be-a-Ba das Provas
»Cuidados com os Vinhos
»Glossário
»Vinho e Gastronomia


 

TERRAS DO DÃO
Na área geográfica actualmente identificada como sendo a IG "Terras do Dão" (correspondente à anteriormente designada por zona da Beira Alta) encontramos duas áreas delimitadas para a produção de vinhos com Denominação de Origem.
A área geográfica de produção DO "Dão", situada no centro Norte de Portugal, num enclave montanhoso, encontra-se rodeada a Poente pelos picos do Caramulo e do Buçaco e a Norte e Leste pelas imponentes serras da Nave e da Estrela

que constituem uma barreira importante às massas húmidas do litoral e aos ventos agrestes continentais.
Esta região, onde as vinhas predominam entre as cotas de 400-500 m, indo no entanto até aos 800 m, possui solos graníticos geralmente de baixa fertilidade, com afloramentos xistosos a Sul e a Poente. Possui um clima que embora sendo temperado, é, no entanto, bastante frio e chuvoso no Inverno e, frequentemente, muito seco e quente no Verão.
Um pouco a Norte desta região, podem ser produzidos os vinhos com a DO "Lafões".
Os solos, de origem granítica com manchas de xistos pré-câmbricos, são frequentemente húmicos e férteis. A região, contudo, apresenta algumas semelhanças com a região dos Vinhos Verdes, quer pelo tipo de condução das videiras que se encontram nos campos de cultura a servir de bordaduras, encostadas a "uveiras", em latadas ou ramadas, predominando desta forma a vinha alta, quer pelas características do vinho branco (pouco alcoólico, rico em ácido málico e bastante frutado) e do vinho tinto, com boa capacidade de envelhecimento.

IG "Terras do Dão"

Legislação Base
Portaria n.º 593/2010, de 29 de Julho, Decreto-Lei n.º 212/2004, de 23 de Agosto e Reg. (CE) nº 1234/2007 do Conselho, de 22 de Outubro, com as alterações introduzidas pelo Reg. (CE) nº 491/2009, do Conselho de 25 de Maio.

Área Geográfica
No âmbito da Indicação Geográfica “Terras do Dão” é reconhecida a sub-região “Terras de Lafões” como indicação complementar.
“Terras do Dão”
Aveiro, concelhos de Sever do Vouga ( somente as freguesias de Cedrim e Couto de Esteves). Coimbra, concelho de Arganil, Oliveira do Hospital e Tábua. Guarda, concelhos de Aguiar da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia e Seia. Viseu, concelhos de Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Mortágua, Nelas, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva e Viseu.
Sub-região “Terras de Lafões”
Aveiro, concelhos de Sever do Vouga (somente as freguesias de Cedrim e Couto de Esteves). Viseu, concelhos de Castro Daire, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vouzela e Viseu (freguesias de Bodiosa, Calde, Campo, Lorosa e Ribafeita).

Castas
Tintas
Água-Santa, Alfrocheiro, Alicante-Bouschet, Amaral, Alvarelhão, Aragonez (Tinta-Roriz), Azal, Baga, Bastardo, Cabernet-Franc, Cabernet Sauvignon, Camarate, Campanário, Castelão (Periquita), Cidreiro, Coração-de-Galo, Cornifesto, Grand-Noir, Jaen, Malvasia-Preto, Marufo, Merlot, Monvedro, Moreto, Pilongo, Pinot-Noir, Português-Azul, Rabo-de-Ovelha-Tinto, Rufete, Syrah, Tinta-Carvalha, Tinta-Francisca, Tintem,

Tinto-Cão, Touriga-Fêmea, Touriga-Franca, Touriga-Nacional, Trincadeira (Tinta-Amarela), Vinhão, Alvar-Roxo (R), Folgasão-Roxo (R), Gewurztraminer (R) e Malvasia-Fina-Roxa (R).

Brancas

Alicante-Branco, Alvar, Alvarinho, Arinto (Pedernã), Arinto-do- Interior, Assaraky, Barcelo,Bical, Cercial, Chardonnay, Dona-Branca, Encruzado, Fernão-Pires (Maria-Gomes), Folgazão,Folha-de-Figueira Fonte-Cal, Gouveio, Jampal, Loureiro, Luzidio, Malvasia-Fina, Malvasia-Rei,Pinot-Blanc, Rabo-de-Ovelha, Riesling, Sauvignon, Semillon, Sercial (Esgana-Cão), Sercialinho,Síria (Roupeiro), Tália, Tamarez, Terrantez, Uva -Cão, Verdelho, Verdial -Branco, Viosinho e Vital.

fonte: Instituto do Vinho e da Vinha


| Voltar à página rincipal dos Vinhos | Regiões Demarcadas  |
 

Canais do GASTRONOMIAS e Clube

Receitas Culinárias
Receitas de Doces
Receitas por Regiões
Receitas Afrodisíacas
Receitas da Lusofonia
Receitas Internacionais
Receitas do Coração
Receitas para Vinho do Porto
Receitas para Diabéticos
Receita da Quinzena

TOP 10
Cozinha Sec.XV
 

Chás
Chás
Cocktails
Bar & Bebidas
Vinhos Medicinais
Vinhos

Vinhos e Gastronomia
Bê-á-bá das Provas Vinhos
Enchidos
Queijos

Curso Provas de Vinhos
Curso Chocolate

 

Tarot e Gastronomia
Horóscopo Chinês
Crónicas & Cª.
Ecologia
Roda Alimentos

Ervas Aromáticas
Especiarias
Conselhos e Truques
Glossário
Jantar a Dois

Afrodisíacos
Momentos Especiais
 

Livros
Destaques
Links Essenciais
Links
Saber & Cultura
Feriados Nacionais
Provérbios
Confrarias Gastronómicas
Confrarias Báquicas
Colaborações Especiais
Anedotas
Restaurantes

 

Quem Somos | Contactos | Publicidade | Copyrigh | Estatuto Editorial |
 


1997  Todos os direitos reservados.
O Gastronomias é uma marca  criada pela Arte Digital, Lda.