restaurantes - Alentejo

  • Colaboração: José Manuel Alves - Webmaster do Gastronomias.com
        Imprimir

RESTAURANTES

Armazém Central

Armazém Central

    Largo de Sta. Bárbara
    Minas do Lousal
    Lousal
    Grândola
    tel. 269 508 400
    Reserva aconselhável

    Um novo conceito de restauração.
    Cozinha Tradicional Alentejana onde pode viajar pelos paladares alentejanos, incluindo a "sopa do mineiro" ao som de canto e contos dos "Mineiros do Lousal", acompanhado pelos melhores vinhos alentejanos.

Galeria do Esporão

Galeria do Esporão

    Reguengos de Monsaraz
    Herdade do Esporão
    Tel. 266 509 280
    Fax. 266 519 753
    Aberto todos os dias
    Encerra para férias uma semana em Agosto.

    Petiscos variados para começar e muitos vinhos à escolha (de entre os variados produzidos no Esporão). Não perca o bacalhau frito à Esporão, o cozido de grão no tarro, o assado à Esporão, os muitos queijos regionais e os doces conventuais.

Adega do Isaías

Adega do Isaías

    Rua do Almeida, 21
    Estremoz
    Tel. 268 332 318
    Encerra domingo e feriados
    Lotação: 40 lugares

    Com ambiente castiço, no interior de uma antiga adega tradicional, onde ainda se preservam as grandes talhas de barro.
    Uma referências nacionais.
    As famosas "burras" do Isaías são conhecidas mundialmente.
    Embaixador da verdadeira gastronomia tradicional e regional do alentejo.

Fialho

Fialho

    Travessa Mascarenhas, 14
    Évora
    Tel. 266 703 079
    Encerra à 2.ª
    Encerra para férias na última semana de Setembro e na semana de Natal.
    Lotação: 90 lugares

    Defensor da gastronomia alentejana em todo o mundo, tornou-se um local de referência mundial quando se fala em gastronomia do Alentejo. O Fialho tem-se dedicado à arte de bem receber e à boa maneira Alentejana, preza pela boa e genuína gastronomia regional.
    Excelente garrafeira.

Lucas

Lucas

    Rua Fonte dos Leões
    Cuba
    Tel. 284 412 125
    Encerra à 2.ª
    Lotação: 140 lugares

    Na década de 60 funcionou como casa de pasto e uma década depois foi alargada a oferta, através da recolha de receitas tradicionais, como a favada real de caça, servida pelo Rei D. Carlos aos seus convidados, a sopa de beldroegas, as migas-gatas ou a poejada de bacalhau. A década de 80 confirmou o trabalho aprimorado dos proprietários. Garrafeira primorosa, com várias raridades

O Afonso

O Afonso

    Rua de Pavia 1
    7490 207 MORA
    Tel: 266403166
    Encerra à 2.ª feira - Encerra para férias na última semana de Setembro
    Lotação: 90 lugares

    Ampla sala, com tectos em arcada feitos com tijolo burro e com ambiente acolhedor e serviço simpático, os pratos de caça são uma delícia. Entre outros, merecem referência o arroz de lebre, a perdiz à Dona Bia, o coelho à caçador, o javali e o veado. Prove ainda a cana de lombo de porco preto, a sopa de cação, o achigã do rio.

O Alpendre

O Alpendre

    Bairro Serpa Pinto 22
    7040 014 ARRAIOLOS
    Tel: 266419024
    Lotação: 70 lugares

    Um dos grandes restaurantes do Alentejo, com bom serviço, uma gastronomia de elevada qualidade. Predomina uma gastronomia onde a carne alentejana tem papel principal. Vasta lista de entradas, uma grande garrafeira e doces conventuais de variada escolha. Prove migas de bacalhau, secretos de porco preto com migas de espargos.

Pousada do Castelo

Pousada do Castelo

    Largo do Castelo
    Alvito
    Tel. 284 480 700
    Aberto todos os dias

    Este bonito restaurante está integrado numa pousada. Nas entradas, destaque para o crepe de espinafres com queijo de Serpa. O cação de coentrada com pão frito e o bacalhau à marquês de Alvito são boas hipóteses nos peixes. Já nas carnes, o destaque vai para os borreguinhos de azeite (as costeletinhas do bicho) e para os lombinhos de porco em folhado.

São Rosas

São Rosas

    Largo D. Dinis, 11
    Estremoz
    Tel. 268 333 345
    Encerra à 2.ª
    Encerra para férias nas primeiras quinzenas de Janeiro e de Julho
    Lotação: 42 lugares

    Comece pelos enchidos de porco preto ou pelos cogumelos recheados com gambas. Prossiga com burras no forno, porco preto grelhado ou lombo de porco com ameixas.
    Termine com doçaria conventual ou pudim de água de Estremoz.
    Boa garrafeira.



Pub

Pub

Pub


Alentejo


O Alentejo é uma região do centro-sul Portugal. Compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora e Beja, e a metade sul do distrito de Setúbal e parte do distrito de Santarém, sendo assim a maior região de Portugal. Limita a norte com a Região do Centro, a este com a Espanha, a sul com a Região do Algarve e a oeste com a Região de Lisboa e também com o Oceano Atlântico. Tem uma área de 31 551,2 km² (33% do continente) e 757 190 habitantes (censos 2011)1 (7,6% do Continente, 7,2% de Portugal). Compreende uma das NUTS 2 de Portugal.

O Turismo do Alentejo é gerido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo que faz parte do Turismo de Portugal, IP. A E.R.T. do Alentejo tem sede na cidade de Beja.

Os principais polos turísticos do Alentejo são as duas cidades Património Mundial: Évora e Elvas, além do Alqueva, Monsaraz, Marvão, Castelo de Vide e a zona do Alentejo Litoral como Sines e Troia.

Em 2014 o Alentejo conquistou o título de "Melhor Região Vinícola a Visitar" no concurso mundial promovido pelo periódico USA Today.

No mesmo ano as praias do litoral alentejano também foram destacadas pelo diário britânico "The Guardian" como as melhores da Europa.

Nos últimos tempos o Alentejo tem ganhado diversos prémios na área do turismo, seja nacional como internacionalmente. Já foi considerado por três vezes (2011, 2012 e 2013) como a melhor região de turismo de Portugal.

Actualmente é um território descongestionado, preservado e seguro, com uma história marcada pelo rico património e cultura que lhe conferem identidade e autenticidade, e um potencial de afirmação competitiva, diferenciadora e sustentável, com base em actividades consolidadas e na emergência de novos nichos locais de especialização produtiva.

O Alentejo tem produtos de reconhecida excelência mundial (cortiça, rochas ornamentais); prazeres com saber e sabor (artesanato, gastronomia, vinhos, azeites); heranças intemporais (património e cultura).


| Voltar à página Principal dos Restaurantes |


| Açores | Algarve | Alentejo | Beiras | Lisboa e Vale do Tejo | Madeira | Porto e Norte |








Autora Felícia
Sampaio
chef

Editora culinária do Gastronomias (Roteiro Gastronómico de Portugal) desde 1997. "Sou apaixonada por gastronomia e quero transmitir-lhe essa paixão na minha comida de conforto, algumas receitas tradicionais, e sobremesas soberbas"...

Dica Bolo fofo a qualquer hora..
Verifique se você tem todos os ingredientes, acenda o forno e unte a forma. O bolo cresce melhor se assado logo após o preparo da massa.

Use os ingredientes em temperatura ambiente, nunca gelados.

Bata as claras até que fiquem firmes, mas não passe do ponto, pois a massa pode ressecar.

Se a receita pedir para alternar ingredientes secos e líquidos, comece e acabe pela farinha.

Não guarde o fermento na geladeira, porque mudanças de temperatura tendem a alterar seu sabor e textura.

Para verificar se ele está bom, coloque um pouquinho de fermento em um copo de água em temperatura ambiente. Se o pó borbulhar como um efervescente, significa que ainda pode ser usado.

Bolos de chocolate ganham um tom avermelhado se você acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio durante o preparo.