Rua das Almas
Aguada de Cima, Águeda
T: 234666353
Férias: 3 semanas em Agosto
Reservas: Aconselhável
Zonas Especiais: Salas particulares
Eventos de Grupos: Aceita
Lotação: 120 lugares
Um local onde a tradição de assar o leitão à Bairrada faz com que muitos sejam aqueles que não dispensam este prato.
Funciona apenas ao almoço, com exceção das noites de sexta e sábado.
Uma referência do Leitão da Bairrada.
Viseu
Rua Augusto Hilário, 45-47
Tel. 232 423 853
Fax. 232 425 986
Aberto todos os dias
Lotação: 60 lugares
Tem os créditos firmados desde longa data, este importante senhor da gastronomia beirã e viseense.
Receitas regionais, são apresentados com nomes sugestivos, casos do «coelho bêbado três dias em vida», da «feijoca com todos à maneira da criada do Sr. Abade», e do bacalhau podre apodrecido na adega.
Rua João de Deus Ramos, 145
Coimbra
tel. 239 401 000
Aberto todos os dias
Lotação: 65 lugares
Os Prazeres Oceânicos são uma refeição completa. Mas caso procure mais, a oferta pode continuar com uns Mexilhões à Provençal. Se aceitar a sugestão do chefe de sala, acompanhe esta parte da refeição com um extremamente agradável Aequinoctium Branco, da região da Bairrada.
Este vinho é igualmente perfeito para acompanhar o prato seguinte...
Rua da Praça
Ervedosa do Douro (S. João da Pesqueira)
Tel. 254 423 466
Comece a refeição com moderação, optando pelas entradas mais pequenas...será justo referir que este é um local onde se vem por causa da carne. Do cabrito, do javali e da vitela, as grandes especialidades da casa, mas também pelo porco bísaro, de agricultura biológica, servido apenas por encomenda.
A Toca da Raposa é um tesouro quase escondido, pronto a ser descoberto na Ervedosa do Douro.
Avenida D. João II, 70 (Cabo Mondego)
3080-229 Buarcos
Figueira da Foz
T: 233402720 - F: 233402729
Email: restaurante@teimoso.com Encerra à quinta-feira
Com meio século de existência, integra um complexo que inclui pensão e parque aquático. A gastronomia da casa assenta sobretudo nos pratos de peixe e marisco: massada de cherne, robalo assado no forno (só por encomenda), raia de pitau e à gandareza (duas especialidades dos pescadores de Buarcos) e arroz de marisco.
Rua de Santa Maria, 13
6000 178 CASTELO BRANCO
Tel. 272 322 703
www.restaurante-amuralha.com
Encerra domingo ao jantar e à segunda-feira
Não encerra para férias.
Lotação: 46 lugares
O bacalhau com espinafres no forno e «à Muralha», o cabrito estonado - só por encomenda -, maranhos e bucho do pinhal, encabeçam a lista das especialidades da casa, localizada junto a um troço da cerca medieval da cidade.
A não perder a tarte de queijo fresco com doce de mirtilhos.
Rua das Almas da Areosa
3750 043 AGUADA DE CIMA
Concelho: Águeda
Tel: 234669501Encerra domingos aos jantares
lotação: 70 lugares
A ligação harmoniosa entre a gastronomia regional e uma selecção de vinhos de grande qualidade, com particular incidência nas colheitas da Bairrada, fizeram da Adega do Fidalgo uma referência na região. Inclui uma loja de produtos regionais onde há Azeite Tojeira Biológico DOP, Vinagre Moura Alves, Carne Marinhoa DOP, Flor de Sal ou Ovos-moles de Aveiro. É este tipo de selecção cuidada que encontramos na cozinha liderada pelo chef Marco Aleixo.
Coimbra
Santa Clara
Tel. 239 802 380
Fax. 239 441 695
Aberto todos os dias
Lotação: 52 lugares
Inserido no hotel de charme Quinta das Lágrimas, o Restaurante Arcadas tem como chefe Albano Lourenço e Joachim Koerper como consultor. Pratica a chamada de cozinha de mercado, utilizando os melhores e mais frescos produtos diariamente disponíveis no mercado. A ementa é renovada com regularidade, acompanhando o ritmo das estações do ano. Na confecção das diversas especialidades, que primam pela imaginação e criatividade.
Chaves
Ermida Da Senhora Da Piedade, Lousa, Coimbra 3000-000, Portugal
tel.+351 239 991 162
Escondido entre as montanhas junto a uma praia fluvial, pode visitar este restaurante que oferece comida gastronómica de excelente qualidade, assim como vinhos excecionais.
Pode provar o menu rapsódia, que engloba seis entradas, seis pratos gastronómicos e seis sobremesas, o que dá possibilidade de saborear um pouco de cada prato gastronómico oferecido nesta região. O Burgo dedica-se à cozinha regional.
A Beira foi uma das seis divisões - comarcas, depois províncias - em que se dividia, Portugal, até ao século XIX. Enquanto região de Portugal (NUTS 2), é a área que corresponde, aproximadamente, aos distritos de Castelo Branco, Viseu, Guarda, Coimbra e Aveiro.
Inicialmente, correspondia à faixa interior do território português, limitada a norte pelo rio Douro e a sul pelo rio Tejo. Mais tarde, passou também a incluir uma faixa litoral de território - entre o Douro e o Mondego - que, antes, pertencia à Estremadura, tornando-se a maior província portuguesa.
Pela reforma administrativa de 1832, o território interior da Beira foi dividido em duas províncias, a Beira Alta e a Beira Baixa. Já a sua parte litoral, foi agrupada com a comarca do Porto, dando origem à província do Douro.
Em 1936, na sequência da Constituição de 1933, Portugal foi novamente dividido em províncias. A divisão implementada teve, por base, um estudo geográfico que dividia o país em 13 "regiões naturais", quatro das quais, no território da antiga Beira: Beira Litoral, Beira Baixa, Beira Alta e Beira Transmontana. Foram criadas as províncias da Beira Litoral, Beira Baixa e Beira Alta, esta última englobando, também, a região natural da Beira Transmontana. A Beira Litoral incluiu Leiria e parte do seu distrito, que nunca haviam pertencido à antiga Beira. Estas províncias deixaram de ter órgãos próprios em 1959, sendo extintas em 1976.
Por ter sido, várias vezes, subdividida em várias províncias ou regiões (Beira Alta, Beira Baixa, Beira Litoral e Beira Transmontana) o conjunto da Beira é, por vezes, conhecido pelo seu plural Beiras.