"“O gastrónomo tem os seus deuses. O templo é mesa, e a sacristia a cozinha.”...Carlos Drummond de Andrade
Saberes e Sabores da Páscoa
A Páscoa é tempo de viver tradições ancestrais que variam de terra em terra, todas elas grandes manifestações artísticas de Fé que encenam, entre outros momentos, a Ceia do Senhor, o rito do Lava-pés, a Paixão e Morte de Jesus Cristo, a Procissão do Senhor Ressuscitado.
O momento alto acontece com a Via-Sacra ao vivo, emotiva cerimónia de orações e cânticos religiosos que recria as 14 estações, tal como indica o relato bíblico.
Assim, milhares são os participantes que na Sexta-feira Santa percorrem centros históricos para meditar sobre os mistérios da fé cristã, num percurso marcado pelo sofrimento mas também pela esperança.
Origem: https://turismodocentro.pt/artigo/tradicoes-e-eventos-da-pascoa-no-centro-de-portugal/
Tradições da Páscoa: Saborosas delícias e o simbolismo ao redor da mesa
A Páscoa é uma das datas mais significativas no calendário cristão, marcada por uma profunda espiritualidade e tradições que transcendem fronteiras. Desde séculos passados até aos dias atuais, a gastronomia da Páscoa tem sido uma forma de celebrar a renovação da vida, a comunhão familiar e a partilha de memórias. A importância cultural e social, e a riqueza dos sabores típicos da Páscoa portuguesa reflete a diversidade regional do país, para além da influência de tradições seculares e ingredientes locais que encantam os crentes, e também aqueles que apenas são apreciadores da boa gastronomia.
Sabores especiais e sugestivos de norte a sul do país
São muitos os pratos típicos e os doces que dão à Páscoa um sabor singular em Portugal. O folar é o símbolo que marca a fartura depois do período de jejum da Quaresma, e é também a mais tradicional oferenda das madrinhas e padrinhos aos seus afilhados. As Amêndoas de Páscoa são dos mais antigos rituais numa homenagem prestada ao ovo também como um símbolo de renascimento.