"Você não precisa cozinhar obras-primas, bonitas e complicadas. Bast
Lusofonia
O Brasil ocupa a parte centro-oriental da América do Sul, possui um litoral com cerca de 7408 km, banhado pelo oceano Atlântico e uma fronteira terrestre com 15 719 km de extensão. É o quinto maior país do Mundo.
Foi descoberto por Pedro Álvares Cabral, em 1500, que o designou por Terra de Vera Cruz.
Era habitado por numerosos grupos indígenas, com destaque para os índios tupi, que viviam no litoral.
Foi especialmente no século XVII que se desenvolveu o povoamento para o interior e, com este, a cultura intensiva de cana-de-açúcar que dará lugar à entrada de grandes contingentes de escravos que se disseminaram por quase todo o território.
O ideal independentista dos brasileiros tece como símbolo Joaquim José da Silva Xavier, o «Tiradentes», mas foi a transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, devido à ocupação da metrópole pelas tropas francesas, que foi colocar o país numa situação de semi-independência.
O regresso a Portugal de D. João VI, em 1821, iria acentuar tendências autonomistas que seriam concretizadas, em Setembro de 1822, pelo príncipe D. Pedro, tornando-se o Brasil numa monarquia constitucional.
Durante a administração portuguesa as actividades económicas iam especialmente para o cultivo da cana do açúcar, café, tabaco, algodão, extracção de borracha e mineira, esta sobretudo em Minas Gerais, de ouro e diamantes.
Após a abolição da escravatura, em 1888, o Brasil vira-se então para a industrialização, factor que aliado a uma crescente urbanização iria contribuir para levar o país para o regime republicano, em 1889.
O Brasil e a sua gastronomia
Cada região tem sua comida festiva, mas a feijoada, de origem carioca, é considerada por muitos o prato brasileiro mais típico e até fonte de inspiração para poesias como "Feijoada à minha moda", de Vinícius de Morais.
É oferecida com freqüência a visitantes que se encantam com a panelada de feijão preto de caldo grosso, cozido com uma grande fartura de carnes salgadas, defumadas e frescas. Geralmente se serve o feijão separado, numa vasilha, e as carnes em outra.
Os acompanhamentos são couve picada bem fina com um pouco de alho e de óleo, farinha de mandioca ou farofa (que é a farinha passada na manteiga), e fatias de laranja bem frescas. Cada um faz seu prato como quer, mas ninguém deixa de precedê-lo com a famosa caipirinha, bebida nacional, feita de "cachaça", limão e açúcar.
Copyright © - 1997 Roteiro Gastronómico de Portugal -International WebMasters, Ltd.
Fonte das receitas:
Editorial Verbo
Região de Turismo do Algarve
Câmara Municipal de Portimão
Câmara Municipal de Sernancelhe
Câmara Municipal de Covilhã
CâmaraMunicipal da Figueira da Foz
Câmara Municipal de Condeixa
Câmara Municipal do Porto
Câmara Municipal de Santarém
CâmaraMun. de V. Velha de Rodão